Os Aeroportos Brasileiros para a Copa de 2014
Por Tayguara Ribeiro
A Copa do Mundo de 2010, a primeira a ser disputada no continente africano, começa daqui a cerca de dois meses. No entanto, a maioria dos dirigentes do futebol brasileiro e dos políticos está pensando muito mais em 2014. Depois de 64 anos, o Brasil volta a sediar um Mundial de seleções.
Da última vez que o torneio esteve por aqui, mesmo os mais novos sabem o que aconteceu, derrota para o Uruguai em pleno Maracanã. Desta feita, as preocupações ainda não giram em torno das possíveis promessas futebolísticas que defenderam a camisa canarinho. As questões do momento estão em torno da viabilidade de organizar o evento.
Muitos problemas já se apresentam. Serão 12 cidades-sede e, até agora, nenhuma delas iniciou as obras de construção ou reforma dos estádios. Fato que preocupa a Fifa. Outra preocupação da entidade máxima está no Morumbi. O estádio do São Paulo tem sido alvo de inúmeras criticas da Fifa, da CBF e de parte da imprensa. O projeto apresentado pelos são-paulinos não tem agradado e várias especulações surgem sobre um possível veto ao estádio. Mas ainda não existe nada definido.
Certamente, segurança, rede hoteleira e transporte também são fatores importantes para que se concretize a disputa da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, ou seja, ainda há muito por fazer e quase nada começou.
Quanto aos aeroportos, ao contrário do que se possa imaginar, caso o torneio acontecesse hoje, o Brasil já conseguiria receber os milhares de turistas do mundo todo. Ao menos é o que afirma Adalberto Febeliano, ex-presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) e diretor da companhia aérea Azul.
Acompanhe a entrevista de Adalberto:
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