sexta-feira, 14 de maio de 2010

Crônica: Dunga e os Sete Anões







Por Fábio Laudonio.

Futebol bonito, vistoso, rápido, com vários dribles e descontração. Isso é o que se espera de qualquer jogador que vai a Copa do Mundo representando a Seleção Brasileira. Mas, para 2010, esses paradigmas parecem que foram jogados no lixo.

Carlos Caetano Bledorn Verri, treinador do Brasil, resolveu contrariar a vontade de todos os torcedores, e chamar uma seleção bizarra, com jogadores que mal ostentam o banco em seus respectivos clubes, deixando de lado n craques que poderiam (e podem) desequilibrar uma Copa.

Dunga é o apelido desse cidadão dado por seu tio que, quando pequeno, achava que o mesmo não iria crescer muito. O nome foi tirado do desenho A Branca de Neve e os Sete Anões, um clássico de Walt Disney. E realmente o nosso Dunga não ostenta somente as características do Dunga do desenho, que só faz trapalhadas, pouco fala e escuta. Depois da convocação da seleção na última terça feira, Dunga poderia agregar características de outros anões do desenho:

Os sete anões no desenho.

Dunga poderia ser o Atchim. Assim como o anão que vive constantemente doente, espirrando por todos os lados, Dunga parece viver de uma doença crônica chamada teimosia. O que pensa é o certo, e ponto final.

Dunga poderia ser o Soneca. Sua seleção causa sono em qualquer espectador, com um futebol burocrático, chato e pragmático, bem diferente da mística do Brasil.

Mas nenhum lhe caberia tão bem quanto o Zangado. Dunga já provou, diversas vezes, sofrer de um mau humor crônico, sempre pronto para fulminar algum jornalista que lhe pergunte algo que, em sua visão, lhe desagrade.

O anão Dunga de Walt Disney


Engana-se quem acha que Dunga só atribuiu características dos personagens de conto de fadas a si mesmo. O treinador conseguiu, de uma forma medíocre, rotular o povo brasileiro de Dengoso, pois todos têm vergonha de saber que tantos craques ficaram de fora, em uma lista repleta de interrogações.

Dos sete anões citados, só sobraram dois: Feliz e Mestre. Ambos só serão atribuídos a Dunga ou ao povo Brasileiro no fim da Copa. Por enquanto, o povo está com a carapuça de Mestre, e Dunga com a de Feliz. Porém, já temos uma certeza: Dunga, mesmo se ganhar, estará longe de ser um mestre. E o povo brasileiro, com a vitória, não estará 100% feliz em saber que a sua vontade não foi feita, pois, assim como 1994, ficará aquele gosto de um título aos trancos e barrancos, estilo Dunga de ser...

3 comentários:

Anônimo disse...

Mano quem é michel bastos, Gilberto, felipe Mello e depois tem julio baptista Elano.. esses são os cara de confiança ou são os que o Dunga tem gratidão......Por isso levou eles pra seleção, eis a questão que não quer calar - Ramires (chará) tbm acho qq o Ramires foi uma convocação duvidosa.

15 de maio de 2010 às 02:03
Anônimo disse...

Parabéns FábiO...
vC sabee oq é FutebOl de verdade,Não esse lixO q o Dunga Fez..
VamOs ver a Merd....q issO vaii dá!!
BjoO'z

15 de maio de 2010 às 14:40
Anônimo disse...

Adorei essa matéria....muito inteligente e criativa !!!!

M.Lucia

21 de maio de 2010 às 20:40

Postar um comentário