segunda-feira, 5 de julho de 2010

E eles realmente escreveram o futuro.....

Por Fábio Laudonio.

Chegamos as semi finais da Copa do Mundo. Antes do inicio do torneio, um comercial da Nike, intitulado “Escreva o Futuro” mostrava uma vasta seleção de craques disputando um jogo. Na partida, cada um dos atletas, vestindo a camisa de suas respectivas seleções tenta, em uma jogada, mudar o destino da partida, e consequentemente de suas vidas. Quem diria que, durante a copa, a maioria deles alteraria mesmo o futuro. Para pior.....

A começar por Fábio Cannavaro, zagueiro capitão da seleção italiana. No comercial, Cannavaro aparece tirando uma bola em cima da linha. Quem diria que, durante a copa, o zagueiro fosse fazer exatamente o contrário, sendo protagonista de lances bizarros, que ajudaram e muito a afundar a atual campeã do mundo em uma campanha vergonhosa: 2 empates e 1 derrota, e a lanterna do grupo considerado o mais fácil da Copa...

Cannavaro lamenta a eliminação precoce da Itália.

A Costa do Marfim, de Didier Drogba, chegou a Copa com o rótulo de ser a melhor seleção africana da atualidade, em que pregava o futebol ofensivo e técnico. Durante o torneio, a seleção do atacante mostrou-se completamente o contrário: Uma seleção formada apenas por jogadores fortes, que gosta e muito do famoso jogo sujo lotado de pontapés. Resultado: Terceiro colocado de seu grupo e uma saída prematura, além é claro de perder o status de melhor seleção africana para Gana, que chegou até as quartas de final.

De nada adiantou o esforço para se recuperar de uma lesão no braço. Drogba afundou junto com a Costa do Marfim...

Já Ribery, cotado como o novo astro da seleção francesa depois da saída do eterno Zidane, acabou engolido pelo verdadeiro circo que se tornou a França. Os Bleus amargaram uma campanha digna de filmes de comédia, onde teve de tudo: Brigas internas, jogador pedindo pra sair, treinador sem comando, abolição de treinamentos. O resultado disso não poderia ser outro: um empate e duas derrotas, com apenas um gol marcado...

Ribery deve estar com saudade das jogadas geniais e salvadoras de Zizou....

No comercial, a parte que mais impressiona é a que reetrata o do futuro do atacante Wayne Rooney da Inglaterra. Na ficção, o atleta erra um passe, que propicia um imenso contra ataque. A mente de Rooney logo imagina as consequências daquele engano, que iam desde fãs histéricos rasgando pôsteres com sua imagem, a uma velhice onde se encontrava gordo e rotulado como um fracasso. Isso até poderia mesmo acontecer, pois a Inglaterra em copas é o mesmo de sempre: Entra como favorita, classifica-se jogando um futebol de qualidade duvidosa, e sucumbe diante da primeira adversidade. Para variar, o roteiro na Copa da África foi mantido: Derrota nas oitavas de final por 4 a 1 para a Alemanha, e uma volta precoce, que já é rotina para os amantes do futebol...

Rooney pouco fez na péssima campanha da Inglaterra.

O Brasil estava sendo representado por ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho e seus dribles desconcertantes. Como o jogador não foi convocado para a “mega habilidosa” seleção do “estrategista” Dunga, o jeito foi fazer um outro comercial com lances de um atleta canarinho que foi convocado: Robinho. O atacante não fez uma Copa ruim é verdade. Era um dos poucos que tentava chutar a gol de fora da área, ou talvez partir para cima do adversário em um lance mais incisivo. Mas, o futuro do craque foi bem diferente do retratado no comercial da Nike. Em vez do samba da vitória, o que se ouviu foi mais parecido com uma marcha fúnebre depois da desclassificação nas quartas de final diante da Holanda.

Robinho, assim como vários atletas do Brasil, se preocuparam mais em reclamar com o juiz do que a jogar futebol.

E finalmente, chego agora na maior estrela de comerciais da Nike da atualidade: Cristiano Ronaldo. O gajo é quem encerra a propaganda, prestes a cobrar uma falta pela seleção portuguesa. Cristiano Ronaldo parece ter entrado na copa achando que seu marketing pessoal o faria jogar bola, ou pelo menos aparecer bem diante das câmeras, o que aparenta ser a sua principal preocupação. Tudo bem que a seleção portuguesa não ajuda muito, mas para quem já foi considerado o melhor do mundo, o gajo ficou devendo, e caminha a passos largos para se tornar um novo David Beckham: mais conhecido pelo marketing do que pelo que produz dentro das quatro linhas.


A maior preocupação de Cristiano Ronaldo durante a Copa: Ver se estava aparecendo bem no telão.....

Dos atletas que se destacam no comercial, apenas os espanhóis Gerard Piqué, Andres Iniesta E Cesc Fabregas continuam vivos no mundial. A Espanha encara a fortíssima Alemanha na quarta feira já pelas semi finais. É aguardar para ver se o trio conseguirá escrever o futuro promissor retratado na propaganda, ou se sucumbirão diante da dura realidade dos outros astros da empresa. É esperar pra ver.

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